ANÚNCIOS ABSTRACTS PROGRAMA FOTOS CERTIFICADOS HOTÉIS

VI Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste

28 de setembro a 2 de outubro de 2020



O Departamento de Matemática da Universidade de Brasília lhes dão as boas vindas ao VI Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste que acontecerá na cidade de Brasília, capital do Brasil, no período de 28 de setembro a 02 de outubro de 2019.

Contamos com a sua participação.





Comitê Científico


Carolina Araújo (IMPA) - Coordenadora
Chang Chung Yu Dorea (UnB)
João Marcos Bezerra do Ó (UFPB)
Keti Tenenblat (UnB)
Lorenzo Díaz (PUC/Rio)
Maria Aparecida Ruas (ICMC/USP)
Paolo Piccione (IME/USP)
Pavel Zalesski (UnB)
Ronaldo Garcia (UFG)


Comitê Organizador


Aline Pinto (UnB)
Everaldo Bonotto (ICMC/USP)
Giovany Figueiredo (UnB)
Jaqueline Mesquita (UnB) - Coordenadora
João Paulo dos Santos (UnB)
Liliane de Almeida Maia (UnB)
Luís Henrique de Miranda (UnB)
Ma To Fu (ICMC/USP)
Paulo Henrique da Costa (UnB)
Ricardo Ruviaro (UnB)
Susanne Maciel (FUP)
Vinicius Facó (IFB)

Comitê de Apoio

Janaína Mendes (UnB)
Karla Carolina Vicente de Sousa (UnB)
Mateus Malta Fleury (UnB)
Mirelly Nascimento Oliveira (UnB)



Sessões

  • Análise: Manuela Rezende (MAT/UnB)
  • Álgebra: Aline Pinto (MAT/UnB)
  • Matemática Aplicada: Daniele Nantes (MAT/UnB)
  • Probabilidade: Paulo Henrique da Costa (MAT/UnB)
  • Geometria: João Paulo dos Santos (MAT/UnB)
  • Educação: Cleyton Gontijo (MAT/UnB)
  • Posteres: Luciana Ávila (MAT/UnB)
  • Teoria dos Números: Vinicius Facó (IFB)


  • Pôsteres

    Em breve

    Minicursos

    Em breve




    PLENARISTAS CONFIRMADOS


    1. Adriana Neumann (UFRGS)


      Minibio: Adriana Neumann de Oliveira nasceu em Pelotas (RS), graduou-se em Licenciatura em Matemática pela UFPel em 2005, concluiu o mestrado em Matemática na UFRGS em 2007 e em 2011 doutorou-se em Matemática pelo IMPA. Sua tese foi na área de Probabilidade, mais especificamente nos temas de Limite Hidrodinâmico e Grandes Desvios para Sistemas de Partículas Interagentes. Adriana fez estágio pós-doutoral na UFRGS, na Universidade de Buenos Aires e na Universidade do Minho em Portugal. Em 2012 começou a trabalhar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2015, nasceu sua filha Anna Carolina. No ano de 2016, Adriana recebeu o prêmio “L’ORÉAL Para Mulheres na Ciência” na área de Matemática. No início de 2020 tomou posse como membro afiliado da ABC. Atualmente é professora adjunta nível IV da UFRGS e possui Bolsa de Produtividade em Pesquisa Nível 2.
    2. Durval José Tonon (UFG)


      Minibio: Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista-IBILCE (2007) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, sob orientação do prof. Marco Antonio Teixeira. Realizou um estágio de pós-doutorado no IMECC/UNICAMP em 2015 sob supervisão do prof. Marco Antônio Teixeira e um em 2016 no departamento de matemática da Universidad Autônoma de Barcelona, sob supervisão do prof Jaume Libre. Atualmente é professor associado pela Universidade Federal de Goiás. No exterior além do estágio de pós-doutorado em Barcelona, realizou um estágio acadêmico de curta duração na Universidade Paris 6, na França em 2015 sob supervisão do professor Alain Jacquemard. Já orientou 4 alunos de iniciação científica, 5 de mestrado acadêmico, 12 de mestrado profissional e 1 de doutorado. Atualmente orienta 2 alunos de iniciação científica e 2 de doutorado. Já coordenou projeto Universal do CNPq com validade de 2013 à 2016 e participa de vários projetos com financiamento do CNPq, CAPES e FAPEG. Foi vice-coordenador do programa de Pós-graduação em Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás com vigência de Janeiro de 2017 à Fevereiro de 2019 e atualmente é coordenador desse mesmo programa de pós-graduação com vigência de Fevereiro de 2019 à Fevereiro de 2021. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria de bifurcações, campos de vetores planares semi-homogêneos e campos de vetores suave por partes.
    3. Iryna Kashuba (USP, SP)


      Minibio: Iryna Kashuba possui graduação em Matemática - Universidade de Kiev (Ucrânia) (1997), mestrado em Matemática - Universidade de Kaiserslautern (Alemanha) (2000) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2004), fez pós-doutorado na Universidade de Montreal (Canadá) (2006) e na Universidade de California, Berkeley (2008). Atualmente é professora associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Álgebra, com ênfase em Álgebras Não-associativas, Teoria de Representações e Deformações de Álgebras.
    4. João Vitor da Silva (UNICAMP)


      Minibio: João Vítor da Silva é natural de Juazeiro do Norte (Ceará) onde concluiu no ano de 2009 sua graduação (Licenciatura em Matemática) pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Em 2011 obteve seu Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Finalmente, em 2015 pela Universidade Federal do Ceará obteve o título de Doutor em Matemática sob a orientação do Dr. Eduardo Vasconcelos Oliveira Teixeira. Entre os anos de 2015 e 2018 esteve em estágio de Pós-Doutorado no exterior no Research Group on Partial Differential Equations da Universidad de Buenos Aires (Argentina). Entre 2018-2019 o mesmo atuou como um CONICET's Associate Researcher com lugar de trabalho no Departamento de Matemática/FCEyN da Universidad de Buenos Aires. No último ano (2019-2020) esteve como Pesquisador PNPD/Capes no Departamento de Matemática da Universidade de Brasília. Atualmente é Pesquisador Associado da Universidade de Brasília, Prof. Doutor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), bem como Bolsista de Produtividade PQ2 do CNPq. O mesmo investiga temas de Análise e EDPs e seus principais interesses são Problemas de fronteira livre, Teoria de regularidade para equações diferenciais parciais elípticas e parabólicas e Análise assintótica de problemas governados pelo p-Laplaciano e suas aplicações.
    5. Leandro Cioletti (UnB)


      Minibio: O professor Leandro Cioletti é professor Associado do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília e trabalha na interseção entre as áreas de Sistemas Dinâmicos, Mecânica Estatística do Equilíbrio e Probabilidade. Já orientou mais de 15 teses de Mestrado e Doutorado. Foi bolsista de Incentivo a Produção Científica da FEMAT e há 5 é bolsista de pesquisa nível 2 do CNPq. Em 2016 um dos seus artigos de pesquisa publicado no Communications in Mathematical Physics foi indicado para o prêmio de melhor artigo em Matemática da SBM. É consultor ad-hoc das várias das maiores agências de fomento científico do país como: CNPq, CAPES, FAPESP, FAPEMIG, FAP-DF e também é revisor de 7 periódicos de grande prestigio internacional na área de Matemática. Já publicou 20 artigos em periódicos de circulação internacional e já apresentou palestra plenárias em vários dos eventos mais importantes de Matemática do Brasil e do mundo. Atualmente desenvolve pesquisa sobre operadores de transferência agindo em espaços de dimensão infinita com foco em suas propriedades espectrais e aplicações em Dinâmica Simbólica e no problema de Transição de Fase para sistemas de spins uni-dimensionais.
    6. Liliane Barichello (UFRGS)


      Minibio: Professora Titular do Departamento de Matemática Pura e Aplicada (DMPA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde 2012. Docente nos Programas de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Engenharia Mecânica da mesma universidade. Desde 1994, tem atuado em diversas funções na UFRGS, como Membro da Câmara de Pesquisa, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada, Membro do Colegiado do DMPA, entre outras. Anteriormente (1987-1994) foi docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria, 1983, Mestre em Matemática, 1988 e Doutora em Engenharia Mecânica, 1992, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Em 1995 realizou pós-doutorado no Departamento de Matemática da North Carolina State University, USA , para onde retornou posteriormente como professora visitante em várias ocasiões. Sua área de pesquisa inclui a Equação de Boltzmann e suas aplicações. Publicou mais de cem artigos em periódicos e proceedings de eventos internacionais e nacionais. Orientou quinze teses de doutorado e vinte uma dissertações de mestrado. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 1993.
    7. Liliane de Almeida Maia (UnB)
    8. Marcos Petrúcio (UFAL)


      Minibio: Até os 15 anos morou em União dos Palmares-AL. Durante o ensino médio em Maceió participou do treinamento para das olimpíadas de matemática organizado pelo professor Edmilson Pontes e obteve Menção Honrosa (nível sênior) na OBM de 1995. Fez graduação em Matemática na UFAL (1999), e em seguida fez Metrado (2002) e Doutorado (2006) no IMPA na área de Geometria Diferencial, sob a orientação do Professor Manfredo Perdigão do Carmo. Ao retornar para a UFAL assumiu a função de coordenador regional da OBMEP (2006-2007) e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFAL e do Doutorado em Associação UFAL-UFBA (2012-2014). Sua pesquisa é focada principalmente na Teoria das Superfícies Mínimas e de Curvatura Média Constante, em Problemas de Autovalores em Variedades Riemannianas e Problemas do Tipo Yamabe. Orientou 8 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado, uma delas recebeu a Menção Honrosa no Prêmio CAPES (2017). Recebeu por duas vezes o prêmio de Excelência Acadêmica na UFAL para projetos de Iniciação Científica (2016 e 2017). Realizatou um estágio pós-doutoral na Université de Grenoble, sob a supervisão do Professor Pierre Bérard. Fez visitas científicas em vários centros de pesquisa e proferiu palestras em eventos no Brasil e no exterior. Atualmente é o coordenador no Brasil de um projeto CAPES/COFECUB em cooperação com a França e de um projeto CAPES/MathAmSud em cooperação com a França e o Chile.
    9. Maria Fernanda Elbert (UFRJ)


      Minibio: Concluiu o Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Mestrado e Doutorado em Matemática na Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Na Université Paris Diderot - PARIS 7, França, realizou um estágio de Pós-Doutorado. Atualmente, é Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na área de Geometria Diferencial. Na pesquisa em Geometria Diferencial, tem interesse particular no estudo das hipersuperfícies de curvatura média constante e no estudo das curvaturas médias de ordem mais altas.
    10. Vinicius Ramos (IMPA, RJ)


      Minibio: Vinicius Ramos é natural do Rio de Janeiro e fez graduação e mestrado em matemática aplicada na UFRJ. Em 2013 concluiu seu doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley sendo orientado por Michael Hutchings. Sua pesquisa é principalmente em geometria simplética e de contato. Recentemente, ele tem se focado no estudo de capacidades simpléticas e na interação da dinâmica de bilhares com problemas de mergulhos simpléticos.









    PARTICIPANTES CONFIRMADOS


    Em breve.





    CONTATO

    Universidade de Brasília, Brasília, Brazil
    Telefone: +55 61 3107-6481
    Email: 6colmatcentro@gmail.com