Programa PIBID: MAT-UnB/CAPES


OS cadernos do PIBID/MAT


Os cadernos são sequências didáticas, baseadas em uma pesquisa realizada em nível de terceiro grau e desenvolvidas por bolsistas e/ou orientadores do PIBID.
Em relação à estrutura, há dois tipos de cadernos, os que contam somente com atividades e os que se subdividem em três partes: resumo teórico, orientação para aplicação das atividades e as atividades.
Até o ano de 2013, os cadernos apresentavam somente as atividades. Em particular, os cadernos produzidos pelos orientadores até o ano de 2010 assim como aqueles cadernos desenvolvidos para eventos específicos, como os de geometria natalina e também os cadernos de boas vindas se enquadram nesta categoria. Desde 2013, os cadernos pertencem à segunda categoria e têm sido desenvolvidos por bolsistas sob orientação de professores do MAT. Cremos que o conjunto formado pelo resumo teórico, a orientação para aplicação das atividades e as atividades permitem uma aplicação do caderno mais próxima possível da que foi idealizada pelo autor, possibilitando um melhor aproveitamento dessas sequências.
Muitos dos cadernos necessitam de materiais específicos que foram elaborados pelo bolsista juntamente com seu orientador. É importante observar quais são os materiais necessários durante a aplicação de cada caderno. Ressaltamos ainda que não são necessários prerrequisitos na aplicação das sequências didáticas, visto que elas podem ser usadas também para introduzir novos conceitos, além de estimular o raciocínio dos alunos.

Visualização de cadernos
Seleção por conteúdos (separar por ; se houver vários): Esses conteúdos devem aparecer simultaneamente? Sim; Não
Seleção por materiais (separar por ; se houver vários): Esses materiais devem aparecer simultaneamente? Sim; Não
Seleção por período: de / a /