SAGEMoLiC

Sistema de Animação Gráfica de Teoremas de Equivalência entre Modelos e Linguagens Computacionais
System of Graphic Animation of Equivalence Theorems between Computational Models and Languages

Autores: A.H.R. da Silva and A.F. da Fonseca, R.B. Nogueira and M. Ayala-Rincón

SAGEMoLiC é fácil de usar!  Voce é guiado pelo conjunto de menus:

na geração de seus modelos e gramáticas computacionais.  Uma vez criados estes poderão ser transformados de acordo aos teoremas de equivalência entre modelos, gramáticas e linguagens computacionais. Como característica discriminante de outros simuladores, SAGEMoLiC permite visualizações das relações de equivalência entre modelos computacionais e representações gramaticais das linguagens regulares.
 

File inclui a opção Exit, uma coleção de interessantes exemplos pré-constroídos (Built-in Examples) e, muito importante, opções Open e Save que permitem salvar localmente os novos exemplos que sejam criados usando remotamente SAGEMoLiC. Desta forma, em subsequentes seções poderão ser reutilizados ditos exemplos.

Language aqui pode ser selecionado o tipo de linguagem. Atualmente entre regular language ou context-free language. A seleção default é regular language. Note que segundo a sua selação de classe de linguagens, os exemplos pré-constoídos serão ativados e os outros desativados.

Edit consiste de opções para criar autômatos finitos e autômatos à pilha de acordo à seleção do tipo de linguagem correspondente (Regular Language e Context Free Language, respectivamente).  Uma vez selecionado o tipo de linguagem (e esta seleção é essencial tanto para a construção de autômatos como para carregar os exemplos pré-construídos), voce poderá criar e eliminar estados e transicões entre estes.   Adicionalmente Edit inclui uma seleção Arrow que permite reposicionar tanto estados como transições.
Após seleção de Create Transition as transições entre estados são construídas selecionando com o botão esquerdo do mouse o estado de origem e  o de destino e um ponto intermediário onde será indicada a direção e o(s) símbolo(s) do alfabeto (e da pilha) desta.
Após criação dos estados clicando duas vezes nestes poderão ser definidos os estados finais e o inicial.

 Alphabet permite definir os símbolos do alfabeto (e os da pilha).  Uma vez selecionados estes, voce poderá incluir informação sobre os símbolos das transições clicando duas vezes nestas.

Edit e Alphabet podem ser utilizadas alternativamente na criação dos modelos computacionais (mas símbolos rotulando as transições poderão unicamente ser utilizados após ter sido definidos no alfabeto).

Operations

 

Simulation permite inserir palavras cujo processamento com o modelo atual sera ilustrado.

Visualization permite a ilustração gráfica dos princíos chave que fazem os modelos e representações gramaticais das linguagens regulares equivalentes. Somente as relações nao triviais são implementadas:


Problemas
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