BOLETÍN ELECTRÓNICO CIENTÍFICO
DEL NODO BRASILERO
DE INVESTIGADORES COLOMBIANOS
Número 2(Artículo 3), 2000

TÍTULO
AVALIAÇÃO DA MEMÓRIA EMOCIONAL NO LABIRINTO EM T ELEVADO UTILIZANDO UM CRITÉRIO DE AQUISIÇÃO DA INFORMAÇÃO: UMA ABORDAGEM COMPORTAMENTAL, FAMACOLÓGICA E FISIOLÓGICA

TIPO: Tesis de Doctorado

AUTOR: Carlos Arturo Conde Cotes cconde@uis.edu.co

IDIOMA: Portugués

DIRECCIÓN PARA CONTACTO

Departamento de Ciencias Básicas, Facultad de Salud,
Universidad Industrial de Santander, A.A. 678, Bucaramanga, Colombia

ORIENTADOR: Prof. Dr. Calros Tomaz ctomaz@unb.br
DIRECCIÓN PARA CONTACTO: Departamento de Ciências Fisiologicas - Instituto de Biologia, Universidade de Brasília, 70910-900 Brasilia, DF, Brasil

FECHA DE LA DEFENSA: Diciembre de 1998

ENTIDADES QUE FINANCIARON LA INVESTIGACIÓN: Colciencias - UIS - CNPq, FAPESP

INSTITUCIÓN QUE OTORGÓ EL TÍTULO
Departamento de Fisiologia, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto,
Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto - SP, Av. Bandeirantes, 3900, 14049-900, Brasil

PALABRAS CLAVE: Labirinto em T elevado, memória, ansiedade, aquisição

RESUMEN

O presente trabalho teve como objetivo geral, o desenvolvimento de experimentos que contribuíssem à compreensão de mecanismos envolvidos com o comportamento do rato no labirinto em T elevado como um modelo espontâneo de memória emocional relacionada à sistemas aversivos. Para isso, foram desenvolvidas 4 fases nas quais realizaram-se manipulações farmacológicas, fisiológicas e comportamentais dirigidas a interferir nos aspectos neurobiológicos de uma maneira controlada. A fase 1, explorou a importância da implementação de um critério de aprendizagem no protocolo de múltiplas tentativas e a susceptibilidade dos animais aos componentes do tipo esquiva inibitória e fuga. A fase 2, explorou um modelo num protocolo de exploração livre do animal com ênfase na descrição dos comportamentos do rato em lugares discretos do labirinto e na evolução temporal das variáveis medidas. Para isso desenvolveu-se um conjunto de ferramentas computacionais que permitissem o registro e processamento dos dados comportamentais emitidos pelos animais. Nas duas primeiras fases, utilizou-se o Diazepam intraperitonial como uma ferramenta farmacológica para a compreensão e inferência dos "estados emocionais". A fase 3, explorou a relação entre a "intensidade" do estimulo aversivo e as respostas comportamentais dos ratos relacionados com os processos de aquisição e retenção da memória emocional. Nesta fase, manipulou-se a "quantidade de informação administrada" na sessão treino utilizando dois procedimentos, 1) confinando os ratos por diferentes tempos num braço aberto e 2) exigindo do animal diferentes tempos de permanência contínua e espontânea no braço fechado. A fase 4, explorou a participação do complexo basolateral da amígdala, na "ponderação da intensidade da estimulação aversiva" e na modulação dos processos de aquisição e retenção da informação. Para isso foram utilizados, o bloqueio reversível e pré-treino dos canais de sódio com duas doses de lidocaína e diferentes protocolos de treinamento até critério.

Em conjunto, os resultados indicaram que o labirinto em T elevado constitui-se num modelo espontâneo valioso para análise e a compreensão de mecanismos relacionados com a memória emocional numa aproximação dada pela evolução temporal dos comportamentos perante a exposição do rato a ambientes com diferentes "pesos aversivos". A implementação de critérios de aprendizagem baseados em tempos de permanência continua no braço fechado, permitiu uma razoável garantia do processo de aquisição da informação além de permitir o estabelecimento de relações entre "quantidade de informação" adquirida, a retenção da memória emocional e a "susceptibilidade" do animal aos estímulos. Os resultados também sugerem alguns dos possiveis mecanismos neurais relacionados à evolução temporal do processo de aquisição e seu impacto sobre a retenção da memória emocional. Estes mecanismos envolveriam o complexo basolateral da amígdala como modulador da "discriminação emocional" dos estímulos associados aos diferentes lugares do labirinto e como estrutura moduladora da aquisição e retenção da memória emocional deste modelo. Tal função da amígdala, estaria relacionada com o tempo de exposição do animal aos estímulos, ao nível de ativação neural atingido e às características físicas e espaciais dos diferentes lugares do labirinto.

Adicionalmente, a abordagem realizada nestes experimentos, contribui com abundante informação empírica útil para a construção de modelos dinâmicos e ou redes neurais.


BECNBIC,2(3)2000