BOLETÍN ELECTRÓNICO CIENTÍFICO
DEL NODO BRASILERO
DE INVESTIGADORES COLOMBIANOS
Número 2(Artículo 6), 2000

TÍTULO
MECANISMOS HORMONAIS E MOLECULARES NO CRESCIMENTO DE DIFERENTES LINHAGENS DE FRANGOS DE CORTE SUBMETIDOS A DIFERENTES NÍVEIS DE ENERGIA NA RAÇÃO

TIPO: Tesis de Doctorado

AUTOR: Francisco Ernesto Moreno Bernal framobe@unb.br

IDIOMA: Portugués

DIRECCIÓN PARA CONTACTO

Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília,
70910-900 Brasilia, DF, Brasil

ORIENTADOR: Prof. Dr. Marcos Macari macari@fcav.unesp.br

FECHA DE LA DEFENSA: 10 de Febrero de 1999

ENTIDADES QUE FINANCIARON LA INVESTIGACIÓN: FAPESP

INSTITUCIÓN QUE OTORGÓ EL TÍTULO
Produção Animal, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal-SP

PALABRAS CLAVE: Expressão, energia, frangos de corte, GH, GHRI, IGF-I, IGF-IR, T3, T4

RESUMEN

O efeito da energia da ração sobre a concentração plasmática de triiodotironina (T3), tiroxina (T4), hormônio do crescimento (GH), somatomedina (IGF-I), assim como o efeito sobre a expressão gênica a nível hepático e muscular dos IGF-I, receptor interno de GH (GHRI) e receptor muscular de IGF-I (IGF-IR) e o desempenho das aves foram pesquisados.

Frangos de corte de três linhagens Hubbard (H), Ross (R) e Pescoço Pelado (Pp) (Label Ruge) machos e fêmeas, alojados em galpão convencional, foram alimentados "ad livitum" com dois tipos de ração contendo níveis diferentes de energia, 2800 e 3100 kcal EM/kg de ração e de proteína dependendo da fase de criação, inicial 22% e crescimento 20%. Três aves de cada tratamento foram submetidas a jejum de 20 horas antes da amostragem. As amostras de plasma e tecido hepático e muscular foram obtidas nos dias 1, 21 e 42 de idade. Para a determinação plasmática de T3, T4, GH e IGF-I foi seguido o procedimento de radioimunoensaio (RIE), e para a determinação da expressão no tecido hepático ou muscular o método de "Dot Blot". Durante o período de experimentação, a concentração sangüínea de T3 foi influenciada pela linhagem, sendo as aves geneticamente mais desenvolvidas para crescimento rápido H as que apresentaram níveis mais elevados. T4 apresentou diferenças significativas entre os sexos somente aos 21 dias de vida. Por outro lado, T3 afetou a expressão de mRNA dos receptores a nível de membrana, assim como, sua concentração pode depender da concentração de GH no plasma. As concentrações plasmáticas de GH e IGF-I ficaram sujeitas a regulação negativa que um hormônio exerce sobre o outro. Porém, ao final do período produtivo, H e R apresentaram as concentrações mais altas de IGF-I, coincidindo com os maiores pesos corporais. Um aumento progressivo foi determinado na expressão hepática de mRNA de GHRI com queda na expressão de mRNA de IGF-I do primeiro ao dia 42 de vida das aves. Por outro lado, a expressão de mRNA de IGF-I foi afetada pela concentração de GH no plasma. A concentração e ação de IGF-I obedeceu a mecanismos endócrinos, parácrinos e autócrinos a nível de tecidos, enquanto a expressão do mRNA de IGF-IR foi constante ao longo do experimento. O desempenho dos frangos e a concentração plasmática dos hormônios estudados , assim como a expressão de mRNA de GHRI e mRNA de IGF-I a nível hepático ou a expressão de mRNA de IGF-I muscular foram influenciados pela linhagem, sexo ou teor energético da ração nas diferentes fases de criação.


BECNBIC,2(6)2000