Prof. Leonardo Lazarte
Universidade de Brasília, UnB
Departamento de Matemática, MAT

Professor Leonardo Lazarte - FOTO
Homo sum: humani nihil a me alienum puto. [Terencio]
(Sou humano, e nada do humano me é alheio)

Perfil de atuação em projetos acadêmicos na Universidade de Brasília

GigaCandanga – desde 2006
A Rede Comunitária de Educação e Pesquisa do Distrito Federal. Participei na gestação das redes comunitárias no Distrito Federal, formalmente desde 2003, promovendo este tipo de redes junto ao Ministério da Educação, com o apoio da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa). Entre 2005 e 2007 fiz parte do grupo da UnB que formalizou o projeto para o Distrito Federal, dentro do programa nacional do Ministério da Ciência e Tecnologia, MCT, de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa, REDECOMEP. Em 2008 fui designado representante da UnB junto ao consórcio de instituições que fazem parte da rede, que passou a se chamar GigaCandanga, e fui escolhido Presidente de seu Comitê Gestor.
Núcleo de Apoio ao Docente – de 2004 a 2011
O núcleo vem dando apoio aos docentes da UnB, especialmente aos envolvidos no programa UAB, para o uso de tecnologias de apoio à aprendizagem. Está em fase de estruturação para oferecer apoio mais amplo a todos os docentes da UnB, no uso das diversas práticas pedagógicas, na formaço continuada e no suporte para superar os desafios cotidianos.
Universidade Aberta do Brasil, UAB – de 2003 a 2011
Programa do Ministério da Educação do Brasil, MEC, que expande a ação das universidades públicas, especialmente as federais, usando ensino híbrido –presencial e a distância. Minha interação com a iniciativa começou ainda em 2003, quando a professora Tania Schmitt, então diretora da DAIA/DEG, na UnB, coordenava as propostas de cursos para o programa Pró-Licenciatura. Em 2006 passei a coordenar o programa na UnB e, a partir de 2007, fui designado formalmente Coordenador Adjunto da UAB na UnB, sendo o professor Murilo Camargo o Coordenador institucional. Em 2007, a professora Wilsa Ramos é contratada para atuar no programa, como Coordenadora Pedagógica. Em 2008 ela assume como coordenadora e eu assumo como Coordenador de Tecnologia. Em 2011 esta função é assumida pelo professor Rui Seimetz.
Aprender.UnB.br – desde 2004
Atualmente (2008), oferecendo mais de mil disciplinas ou turmas de cursos de graduação da UnB, esta iniciativa surgiu da demanda de professores, foi alimentada pela rápida adesão dos alunos e contou com o apoio do Departamento de Matemática, da Faculdade de Tecnologia, do Instituto de Ciências Exatas e da FINATEC para se consolidar. Em 2005 foi assumida institucionalmente com a criação, pelo Reitor, da Diretoria de Tecnologias de Apoio à de Aprendizagem, dentro do Decanato de Ensino de Graduação.
UnB 50 anos – a partir de 2005
O projeto UnB 50 anos sintetiza e estrutura várias das iniciativas de expansão e reestruturação da Universidade de Brasília. Minha participação, como Diretor de Tecnologias de Apoio à Aprendizagem, e parte da equipe do Decanato de Graduação, se focou nos eixos a seguir:
  • Estruturação das disciplinas com grande demanda
    Desde o primeiro semestre de 2006, o Decanato de Ensino de Graduação tem apoiado, com monitores, equipamentos e alocação de salas de aulas adequadas, as disciplinas com grande demanda em que foram apresentados projetos propondo formas de melhorar a qualidade da oferta para atender essa demanda. É necessário ainda estruturar uma instância de coordenação para a oferta adequada destas disciplinas, incluindo alocação de professores –em acordo com as unidades acadêmicas–, programas de avaliação de qualidade e alocação de recursos: salas adequadas e equipamentos.
  • Adequação dos Anfiteatros
    Os anfiteatros do ICC (Minhocão) não tem condições adequadas para dar aulas, especialmente para turmas maiores. Foram feitos levantamentos junto aos professores que usam esses espaços (assim como as salas maiores nos pavilhões João Calmon e Anísio Teixeira), para sistematizar as principais deficiências e demandas. Foi envolvido o Centro de Planejamento Oscar Niemeyer, CEPLAN, para elaborar propostas. Os recursos necessários para estas obras foram inluídos no REUNI e foram concedidos, no fim de 2007.
  • Expansão: Ceilândia, Gama e Planaltina
    Com o foco de Ceilândia em Saúde e do Gama em Tecnologia, estes campi tem seus coordenadors naturais para o processo de expansão. No caso de Planaltina, há uma interação entre a equipe de professores atuais e os relacionados a novos cursos.
  • Ampliação do acesso
    No Campus Darcy Ribeiro há propostas de ampliação de cursos existentes, de criação de novas turmas e de criação de novos cursos. A proposta dos Bacharelados em Grandes Áreas faz parte da estratégia de viabilizar esta ampliação, oferecendo uma base comum que pode ser aproveitada, em maior ou menor medida, pelos divesos cursos.
  • Núcleo de Apoio ao Docente
    Este núcleo, que já vinha oferecendo cursos e apoio a professores, com o trabalho do professor Athail Pulino, da Engenharia Civil, de estagiários do CDTC e outros da UnB, apoiou e recebeu um grande impulso com a estruturação da UAB na UnB.
  • Universidade Aberta do Brasil
    Este programa do MEC foi incorporado, pela UnB, na perspectiva de se integrar, de forma cada vez mais indistingüaut;ível, aos cursos regulares, de acordo com consensos construídos entre o Decanato de Ensino de Graduação, a coordenação da UAB na UnB, os coordenadores de cursos e os professores participantes.
Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento, CDTC – desde 2003
O Centro nasce de uma iniciativa da Presidência da República, através do Instituto Nacional de Tecnologia da Informqação, ITI, com participação da IBM, convergindo com os projetos de capacitação em software livre já em andamento na UnB à época. Além da capacitação de dezenas de milhares de servidores públicos no Brasil todo, o CDTC tem apoiado projetos de relevância social e acadêmica na UnB, com infra-estrutura tecnológica, conhecimento e pessoal, dentre eles:
  • ForumEJA
    Fórum nacional de educação de jovens e adultos. Este fórum, que articula diversos movimentos no pais todo, recebeu apoio para estruturar um espaço de encontro e intercâmbio na Internet, desde a concepção de uma lógica e uma estrutura da informação que refletisse as práticas e reflexões do grupo, até o apoio para o desenvolvimento do projeto e a hospedagem do mesmo.
  • Arteduca
    Programa do Instituto de Artes da UnB, que oferece cursos de extensão a distância.
  • Observatório da Inclusão Educacional
    Projeto da Faculdade de Educação da UnB, em parceira com a Unesco e patrocínio do MEC. Foi hospedado, durante mais de dois anos, em servidores do CDTC, com suporte tecnológico dos estagiários do Centro. Atualmente tem o nome de "Portal Mundo Acadêmico".
Núcleo de Estudos da Sociedade da Informação – 1998-2004
Projeto inter-disciplinar, envolvendo professores da UnB e de outras instituições, nas áreas de Ciências da Informação, Matemática, Ciências da Computação, Comunicação, Educação, Filosofia, Sociologia, Antropologia. Relacionado à iniciativa do governo federal sobre Sociedade da Informação, com participação da Unesco.
Oca.Org.BR – 1994-2003
Programa de apoio à presença na Internet de iniciativas de interesse social.
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP – 1991-2007
A RNP começou, em 1990, como um projeto do CNPq para promover a implantação da Internet no Brasil.
  • Coordenador da RNP na região Centro-Oeste, de 1992 a 1996
  • Coordenador do Grupo de Trabalho de Aplicações, de 1994 a 1998
  • Coordenador do Grupo de Trabalho em Educação, de 1993 a 2000
  • Projeto Inter-Agir, 1996 a 1999, disponibilizando infra-estrutura e conhecimento na utilização de tecnologias na educaço
  • Coordenador da Rede Metropolitana de Distrito Federal, desde sua concepção até o fim da implantação de sua infra-estrutura física, em 2007
Criação do Departamento de Ciência da Computação – 1984-1986
Representando o Departamento de Matemática.
Laboratório de Cálculo, MAT – 1982-1986 e 1991-2005
Assumi a coordenação do Laboratório de Cálculo do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília em 1986, quando contava com um único micro-computador.

Página criada em março de 1993. Atualização parcial em 13 de fevereiro de 2013. Última atualização: completa 21 de abril de 2008. Valid HTML 4.01!