XI Summer Workshop in Mathematics
Department of Mathematics, Universidade de Brasília
February 18 - 22, 2019

 

Mathematics Education

 

Monday

18/02

Tuesday
19/02

Wednesday
20/02

Thursday
21/02

Friday
22/02

08:00 - 08:30


Opening Ceremony

Auditorium-FT

       

08:30 - 09:00

Gregório Pacelli Bessa

Auditorium-FT

John King

Auditorium-FT

José Alberto Cuminato

Auditorium-FT

Enrique Fernandez-Cara

Auditorium-FT

09:00 - 09:30

09:30 - 10:00

José Plínio de Oliveira Santos

Auditorium-FT

Djairo Guedes de Figueiredo

Auditorium-FT

Lulu Healy

Auditorium-FT

Luise Kappe

Auditorium-FT

Plamen Koshlukov

Auditorium-FT

10:00 - 10:30

10:30 - 11:00

COFFEE-BREAK/Poster Session (Auditorium-FT)

11:00 - 11:40

Jorge Cássio

Room B

Álvaro Neves

Room B

Edilene Simões

Room B

Alcione Marques

Room B

Karly Alvarenga

Room B

11:50 - 12:30

Jorge Cássio

Room B

Álvaro Neves

Room B

Edilene Simões

Room B

Alcione Marques

Room B

Karly Alvarenga

Room B

12:30 - 14:30

Lunch

14:30 - 15:00

Short Talks

Rooms ASS 432/10,433/10,439/11

Minicourse

Yuriko Baldin

Laboratory 1

Minicourse*

Brigitte

Lutz-Westphal

Laboratory 1

Minicourse*

Brigitte

Lutz-Westphal

Laboratory 1

 

15:00 - 15:30

Short Talks


Rooms ASS 432/10,433/10,439/11

Minicourse

Yuriko Baldin

Laboratory 1

Minicourse*

Brigitte

Lutz-Westphal

Laboratory 1

Minicourse*

Brigitte

Lutz-Westphal

Laboratory 1

 

15:30 - 16:00

Short Talks


Rooms ASS 432/10,433/10,439/11

Minicourse

Yuriko Baldin Laboratory 1

Minicourse*

Brigitte Lutz-Westphal Laboratory 1

Minicourse*

Brigitte Lutz-Westphal Laboratory 1

 

16:00 - 16:30

Short Talks


Rooms ASS 432/10,433/10,439/11

Minicourse

Yuriko Baldin

Laboratory 1

Minicourse

Fredy González Laboratory 1

Minicourse

Fredy González Laboratory 1

 

16:30 - 17:00

COFFEE-BREAK

17:00 - 17:30

Short Talks


Rooms ASS 432/10,433/10,439/11

Minicourse

Yuriko Baldin Laboratory 1

Minicourse

Fredy González Laboratory 1

Minicourse

Fredy González Laboratory 1

 

17:30 - 18:00

Short Talks


Rooms ASS 432/10,433/10,439/11

Minicourse

Yuriko Baldin Laboratory 1

Minicourse

Fredy González Laboratory 1

Minicourse

Fredy González Laboratory 1

 

18:00 - 19:00

Cocktail

-

-

Books launch

-

19:00 - 20:00

-

-

20:00 - 21:00

-

Dinner

-

-

*Parceiro deste evento é o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo)


PLENARY TALKS:

  

 

TALKS:

Título

Autor(es)

Etnomatemática: pesquisando saberes matemáticos culturais

Alcione Marques Fernandes

Active Learning – methods, results and challenges

Álvaro José Magalhães Neves

Livros Dinâmicos de Matemática

Jorge Cassio Costa Nobriga

Neurociência Cognitiva e Matemática

Karly Barbosa Alvarenga

Um programa de pós-graduação em educação matemática no centro-oeste

Edilene Simões Costa dos Santos

 

MINICOURSES:

Título

Autor(es)

Inquiry-Based Approaches to Mathematics in the Classroom

Brigitte Lutz-Westphal

O Desenvolvimento da Aprendizagem da Álgebra na Escola: o papel mediador do material concreto

Yuriko Yamamoto Baldin

História da Educação Matemática na América Latina. 10 chaves para sua compreensão

Fredy Enrique González

 

SHORT TALKS:

Título

Autor(es)

Construção do Número pela Criança com Deficiência Intelectual: A percepção entre diferentes ambientes escolares

Carine Almeida Silva Noleto

A inclusão de deficientes visuais na aprendizagem de matemática: um mapeamento bibliográfico

Paulo Sérgio de Oliveira Conceição;

Carla Lima Santos;

Karla Amâncio P. Fields

A matemática no primeiro ano do ensino fundamental: um olhar para a formação do professor

Cristiane Teixeira Antunes;  

Milene de Fátima Soares

Algumas Concepções de Professores que Ensinam Matemática sobre Práticas e Interesses Relativos ao Conhecimento Matemático

Marlo Mendes de Souza Junior;  

Rafaela Oliveira Carvalho;

Raquel Carneiro Dörr;

Rebeca de Miranda Silva

Circuito de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal, Brasil: formação para a docência e intervenção social

Regina da Silva Pina Neves;

Raquel Carneiro Dörr;

Mauro Luiz Rabelo

Metodologia Aplicada ao Ensino da Matemática nos 7o e 9o anos do Ensino Fundamental II, no Centro Educacional Aproniano Martins de Oliveira (CEAMO)

Leonor de Araújo Bezerra de Oliveira;

William Martins César

Metodologias Ativas no Ensino da Matemática

Cleiton Rodrigues dos Santos;

Wesley Vieira Xoteslem

Uma experiência de aprendizagem colaborativa no ensino de Cálculo Diferencial e Integral no curso de Zootecnia

Francisco Eteval da Silva Feitosa

Uma Experiência no Estágio Supervisionado: Algumas considerações e o uso do jogo para o Ensino de Matemática

Paulo Augusto Caixeta Borges;

Ana Maria Liborio de Oliveira

Análise de algumas compreensões algébricas de estudantes de Ensino Superior

Débora Barbosa de Moura Brasil;

Karly Barbosa Alvarenga

A Contribuição dos Jogos Matemáticos no Ensino de Frações no Sexto Ano do Ensino Fundamental

Gabriele Oliveira dos Santos;

Maria Dalvirene Braga

Resolução de Problemas Envolvendo Função Quadrática com Aplicação do Software Geogebra

Glaucia Garcêz Rodrigues;

Maria Dalvirene Braga

O Ensino e a Aprendizagem de Frações: o Método Canadense em Foco

Hyago de Sousa Lima;

Bruno Guedes;

Regina da Silva Pina Neves

A ludicidade na Educação Matemática Inclusiva

Érica Santana Silveira

Matemática Financeira na Educação de Jovens e Adultos da Penitenciária Feminina do Distrito Federal

Wagdo da Silva Martins;

Wesley Pereira da Silva

A Influência dos fatores emocionais e sociais na aprendizagem em matemática

Fernandes Bernardes de Sousa;

Wesley Pereira da Silva

MATEMATHIKE: A arte de ensinar matemática

Janaína Mendes Pereira da Silva;

Geraldo Eustáquio Moreira

Laboratório de Matemática: desafio a investigação matemática em rede

Andreia Julio de Oliveira Rocha; 

Geraldo Eustáquio Moreira

Oficinas de criatividade em matemática e seus efeitos na motivação em matemática de concluintes do Ensino Médio

Mateus Gianni Fonseca;

Matheus Delaine Teixeira Zanetti;

Cleyton Hércules Gontijo

Estratégias de intervenção sobre o ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral na Universidade de Brasília

Luciana Maria Dias de Ávila Rodrigues;

Regina da Silva Pina Neves



POSTERS:

Título

Autor(es)

Uma maneira fácil de aprender matemática utilizando jogos

Flávia de Oliveira Carvalho;

Maria Dalvirene Braga

Uma proposta lúdica sobre o SUMMAÊ no IFG - CÂMPUS LUZIÂNIA

Wagner Pereira dos Santos;

Igor dos Santos Lima

Como ensinar o Teorema de Pitágoras através do GEOGEBRA

Marco Antônio Pontes dos Santos;

Rangel Geraldo Taveira Rosa

A Observação do Processo de Inclusão de uma Estudante com Deficiência Visual

Jefferson Matias da Silva;

Wesley Pereira da Silva

Uma análise do movimento de constituição da ementa da disciplina de Álgebra Linear na licenciatura

em Matemática.

Luciane Nunes Ribeiro;

Wellington Lima Cedro

O Grupo de Estudos de Cálculo como estratégia de suporte matemático para estudantes iniciantes do ensino superior

Paulo Sulczinscki;

Paulo Victor Ximenes de Oliveira;

Raquel Carneiro Dörr

Um estudo sobre o ensino e a aprendizagem da definição de limites: uma Análise do Livro “Cálculo com Geometria Analítica” de Louis Leithold.

Leniedson Guedes dos Santos;

Karly Barbosa Alvarenga

Matemática realística e análise da produção escrita: um estudo sobre análise combinatória no terceiro ano do ensino médio

Luana Lopes dos Santos Alves;

Regina da Silva Pina Neves

A Teoria de Ausubel e o Ensino da Resolução de Problemas em Licenciandos de Matemática

Josinalva Estácio Menezes;

Maria Dalvirene Braga;

Rui Seimetz

A importância do estudo das geometrias não euclidianas

Ana Carolina Lemes Santana;

Fernanda Gontijo;

Alexandre M. Oliveira

Mapas Conceituais: uma estratégia pedagógica para aprendizagem significativa na disciplina de EDO

Tatiane da Silva Evangelista 

Dificuldades e avanços no cotidiano do Ensino Superior à Distância: potencialidades e fragilidades de uma plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem

Josinalva Estacio Menezes;

Maria Dalvirene Braga;

Rui Seimetz

Explorando a geometria com alunos no Ensino Médio através de um Workshop de criatividade em matemática

Matheus Delaine Teixeira Zanetti;

Mateus Gianni Fonseca;

Cleyton Hércules Gontijo

 

BOOKS LAUNCH:

 

Book: Formação de Professores de Matemática - Desafios e Perspectivas

Authors: Raquel Carneiro Dörr and Regina da Silva Pina Neves

Editora Appris

 

Book: Avaliação em Matemática - Percepções docentes e implicações para o ensino e aprendizagem

Authors: Cleyton Hércules Gontijo and Valdir Sodré dos Santos

Editora Appis

 

Book: Ensino Médio público no Distrito Federal - Trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula

Authors: Cleyton Hércules Gontijo, Maria Dalvirene Braga and Valdir Sodré

Editora UnB